Educação

A volta ao colégio: Como preparar o teu filho

Set 2020
Prepara o teu filho para a volta à escola.
Prepara o teu filho para a volta à escola.

Com o fim das férias voltamos à rotina das responsabilidades e dos deveres da vida escolar. Embora tenhas apontado um por um todos os pontos da lista de material escolar, devemos preparar-nos também de outras formas.  Aponta estes três passos e prepara o teu filho para tornar mais fácil a volta à escola, principalmente se frequenta a escola primária.

  • Estabelecer uma rotina

Sem dúvida, o teu filho prefere pensar nas férias do que na volta ao colégio, mas senta-te com ele e decidam juntos que actividades devem realizar e em que momento; por exemplo, os deveres escolares. Ceder o controlo ao teu filho sobre quando fazer cada coisa pode facilitar a transição do fim das férias para o início de ano escolar, especialmente na educação primária, que é quando esta fase requer maior atenção.
 

  • Determinar uma zona para o estudo em casa

O melhor lugar para criar um ambiente propício para a aprendizagem é um que seja tranquilo e esteja longe da televisão, do Pc e dos vídeo-jogos. Além disso, deves localizar esta zona num espaço onde o possas observar facilmente enquanto estuda. Desta maneira, vais contribuir para que o teu filho se concentre na tarefa e assim estarás próximo caso necessite da tua presença.
 

  • Definir os objetivos do ano escolar

Definir no início do ano quais serão os objetivos do teu filho durante esse ano escolar é um bom ponto de partida para se motivarem. Podes ajudar com um gráfico que lhes permita ter um seguimento do seu progresso e ajudar o teu filho a visualizá-lo. Ser consciente do seu progresso pode dar uma dose extra de motivação para alcançar os objetivos.

Na Kumon também procuramos que as crianças obtenham uma rotina de aprendizagem e conheçam os seus objetivos de desenvolvimento. Aproveita a nossa promoção de matrícula grátis em qualquer uma das nossas três modalidades: aulas online, presenciais e mistas, e ajuda o teu filho a superar com êxito o ano escolar enquanto desenvolvem habilidades fundamentais como a autonomia, a responsabilidade e a confiança.