Educação

Aprender dos erros na Kumon

Jun 2020
Na Kumon, aprender dos erros é aproveitar oportunidades.
Na Kumon valorizamos os erros como oportunidades de aprendizagem.

Se o teu filho comete erros ao resolver exercícios, parabéns!: isso quer dizer que está a aprender.

Aprender dos erros é o objetivo mais importante na Kumon. Para o conserguirmos alcançar, devemos reagir de maneira correta a essa situação tão habitual na que o nossuestro filho comete erros ao resolver os exercícios do material. A priori, temos duas possibilidades:

1. Prestar atenção única e exclusivamente ao resultado obtido.
Esta atitude não é a correta porque não contribui para o processo de aprendizagem do nosso filho. Desta maneira, levamos o mesmo para uma “rua sem saída” porque embora  seja consciente de que o exercício está mal, provavelmente não saiba o porquê.

2. Prestar atenção aos paesos que o nosso filho seguiu para chegar ao resultado.
Podemos ensinar o nosso filho a analisar os passos que deu e descobrir onde está o erro. Se localiza esse passo erróneo apoiando-se nos restantes, que provavelmente estão correctos, será capaz de resolver o exercício por ele próprio e de maneira correcta. Por tanto, irá retirar uma aprendizagem do erro que cometeu. Além do mais, a sua autoestima será reforçada e vai aprender a confiar em si mesmo porque foi ele sozinho que conseguiu resolver o erro e resolver o problema..

Definitivamente, os erros podem converte-se em grandes oportunidades de aprendizagem.

Deixa que o teu filho te surpreenda com o seu potencial de aprendizageme! Aproveita a nossa promoção de matrícula grátis e oferece ao teu filho as ferramentas necessárias para enfrentar com êxito o novo ano escolar.