Educação

Aprender por si mesmo: o papel dos pais em Kumon

Mai 2020
Aprender por si mesmo. O compromisso dos pais é vital para ensinar os alunos a serem autónomos desde casa.
Aprender por si mesmo. O compromisso dos pais é vital para ensinar os alunos a serem autónomos desde casa.

O método Kumon promove o compromisso dos pais para garantir que os alunos desenvolvem ao máximo o seu potencial de aprendizagem.  Essa participação parental inclui a comunicação com os orientadores e a classificação dos cadernos Kumon com ajuda do livro de correção, entre outras questões que contamos em seguida:

1. Promoção do autodidatismo em casa.
Na Kumon damos muita importância a aprender por si mesmo e trabalhamos cada dia para que os nossos alunos sejam capazes de resolver os seus cadernos apenas seguindo as pistas do material. Podes orientar o teu filho em casa, mas  sempre ensinando-lhe que aprender por si mesmo é um dos objetivos do método Kumon e assegurando que resolvem os seus cadernos de maneira autónoma estudando essas pistas.

2. Preparação do espaço de trabalho.
Confirma que está bem iluminado e com todo o material necessário para cada dia: o caderno Kumon, um lápis, uma borracha, uma afia e um relógio para controlar o tempo.

3. Criar um ambiente sem ruídos.
Para promover a concentração, evita o ruído da televisão ou outros aparelhos electrónicos.

4. Planificação de tarefas.
A planificação de tarefas ajuda o teu filho a ver a importância de aprender por si mesmo e a gerir o tempo de maneira eficaz. Presta atenção às indicações do orientador para realizar o seguimento em casa e ajuda o teu filho a planificar o dia. Tenta sempre que faça Kumon à mesma hora; desta maneira ajudas a que estabeleça uma rotina.

5. Estabelecer o momento Kumon em casa.
Não esqueças que é necessário anotar a hora de início e finalização na primeira folha do caderno. Se o teu filho tiver alguma dúvida, ajuda-o a seguir as pistas do material. Uma vez finalizado o caderno, classifica o mesmo com a ajuda do livro correção.

6. Comunicação com o orientador.
A comunicação com o orientador deve ser fluida em todo o momento, não apenas na hora de ir buscar o teu filho ao centro. Ainda que em parte da nossa dinâmica de trabalho habitual, hoje mais do que nunca, os nossos orientadores mantém um contacto contínuo com os pais por telefone e através das plataformas digitais disponíveis para seguir passo a passo o progresso dos seu alunos em casa.


Aprender por si mesmo

No método Kumon, as metas devem corresponder a um desafio, mas que não esteja fora do alcance do aluno, já que, caso contrário, provocará um sentimento de frustração por não conseguir alcançar as mesmas.

Além disso, para manter o alumno contente e motivado durante a sua aprendizagem com Kumon, tanto o orientador como os pais devem celebrar o seu êxito e felicitar cada vez que alcança os objectivos de cada.

O método Kumon ajuda o aluno a reforçar a ideia de que aprender por si mesmo e realizar o trabalho diário é essencial para o seu futuro porque cria hábitos de estudo e autonomia na hora de aprender.

Se o teu filho ainda não aprende com a Kumon, esta é a tua oportunidade. Aproveita a nossa promoção de matrícula grátis até 31 de Maio

Kumon oferece:

  • Um plano de estudo personalizado para o teu filho.
  • Seguimento contínuo por parte do orientador.

Trabalharemos em equipa para ajudar o teu filho a enfrentar com êxito o próximo ano escolar. Contacta com o teu centro Kumon mais próximo.