Educação

Cinco Conselhos para fazer os exercícios do método Kumon em casa

Set 2019
Conselhos para fazer os exercícios do método Kumon em casa.
Consejos para hacer los ejercicios del método Kumon en casa.

Queremos colaborar com alguns truques sobre a melhor maneira de motivar as crianças para que façam os exercícios Kumon em casa. Apresentamos cinco conselhos com os que podes ajudar os teus filhos a fazer os exercícios do método Kumon em casa.

Para muitas famílias Kumon, outubro pode ser um mês de muito trabalho: já começou o ano escolar e as férias estão relativamente próximas. Algumas famílias têm que recorrer a ajuda extra para organizar todas as actividades, pelo que queremos colaborar com alguns truques sobre a melhor maneira de motivar as crianças para que façam os exercícios Kumon. Apresentamos cinco conselhos com os que podes ajudar os teus filhos a fazer os exercícios do método Kumon em casa.

  • Fixar uma rotina

Estabelece uma hora e um lugar fixo para fazer os exercícios do método Kumon em casa. Elege uma hora que se ajuste à rotina dos teus filhos: pode ser pela manhã, mesmo depois do pequeno almoço, ou logo depois da volta do colégio.

  • Fomentar com o exemplo

Enquanto os teus filhos estiverem a fazer os seus exercícios Kumon, aproveita o tempo para realizar as tarefas domésticas que tens pendentes. Cumprir com as tuas obrigações enquanto eles cumprem com as suas ensina-os também a ter responsabilidades. Para reforçar mais esta mensagem, assegura-te de que animas a pessoa que os cuida a realizar as suas tarefas ao mesmo tempo que os teus filhos.

  • Gerir as prioridades

À medida que avança o curso escolar, para alguns pais é difícil cada vez mais manter uma rotina diária. Os objetivos a longo prazo ajudam os teus filhos a gerir as suas prioridades. Ajudá-los a organizar por ordem de prioridade as suas actividades em função dos seus objetivos a longo prazo. Ao gerir eficazmente as suas prioridades, seguem comprometidos com fazer os exercícios do método Kumon em casa.

  • Celebrar os êxitos, sejam grandes ou pequenos

Motivar ou elogiar são duas estratégias importantes ás que podem recorrer as famílias para manter a motivação dos seus filhos. Elogia os teus filhos por fazerem os exercícios Kumon sem que lhes peças, ou por resolver correctamente exercícios complexos.

  • Ser sistemático

Ser sistemático é a chave para garantir que os teus filhos fazem os exercícios do método Kumon em casa. Se tens previsto ausentar-te enquanto normalmente fazem os exercícios Kumon, assegura-te de que a pessoa a cargo conhece a sua rotina.

Queres desenvolver ao máximo o potencial dos teus filhos? Contacta com o teu centro Kumon mais próximo.