Educação

Com 10 anos, o Iker resolve operações algébricas de secundária

Out 2019
Com 10 anos, o Iker resolve operações algébricas de secundária
Com 10 anos ,o Iker resolve operações algébricas de secundária

Quando começou Kumon Matemática no centro Kumon Sant Boi de Llobregat - Marianao, o Iker tinha 8 anos e estava aprender a tabuada de multiplicar. Hoje passados 2 anos e já resolve com soltura operações algébricas de secundária.

O Iker é muito analítico e tem uma capacidade de concentração assombrosa. Hoje em dia trabalha conteúdos cinco anos por cima do seu nível escolar e aplica as suas capacidades em outras matérias, como a música (aprendendo a tocar o piano) e as artes marciais (praticando aikido).

Não foram os seus pais os que decidiram matriculá-lo em Kumon. Foi o Iker quem seguiu o programa ao ver os seus primos praticar Kumon e querer aprender novos conteúdos porque o seu gosto pelas matemáticas é infinito.

A sua irmã Cláudia também é aluna do centro: com 7 anos, já aprendeu a dividir e está a trabalhar coteúdos dos cursos por cima do seu nível escolar.

O Iker escreveu uma carta a todos os leitores do nosso blogue. Queres conhecer a sua história?

Olá!

O meu nome é Iker e estou no centro Kumon Sant Boi de Llobregat - Marianao. Comecei com 8 anos a resolver somas e subtrações. Agora tenho 10 anos e comecei a trabalhar conteúdos algébricos, trabalhando cada dia para avançar, superar-me e melhorar em matemática. Tudo isto custou-me bastante, porque ás vezes tenho que tentar uma vez, e outra vez, e outra vez… já sabem… Mas eu adoro começar novos níveis!

Agora, no nível I, sei que começo por multiplicar polinómios, a factorizar, a trabalhar con raízes quadráticas… e também tenho vontade de conhecer o teorema de Pitágoras!

Gosto de tocar piano e praticar aikido, mas, como com a matemática, ainda me falta muito por aprender e devo seguir melhorando. Estou muito contente porque na minha escola tiro boas notas e gosto de ajudar os meus companheiros.


Iker supera-se a cada dia que passa

O Iker está a desenvolver uma série de habilidades e atitudes que vão mais além dos conteúdos matemáticos: «Assistir ao centro Kumon ajuda-o a superar-se a ele próprio vendo como alcança tudo a que se propõe», assinala a sua orientadora, Laia Lluch. «Também aprendeu a trabalhar muito concentrado e, ao mesmo tempo, estar pendente dos avanços da sua irmã Cláudia e motivá-la em todo o momento», comenta Laia.

Assim, a orientadora destaca que «é importante desenvolver nos nossos mais de 130 alunos a motivação e o gosto por aprender, a auto-superação, a predisposição, a autonomia, a perseverança e a confiança em si mesmo, já que todas elas são habilidades úteis para o desenvolvimento académico e pessoal».

Kumon é um método de aprendizagem válido para qualquer aluno a partir dos dois anos, independentemente de que gostes ou não da matemática, ou do inglês. Um dos seus princípios metodológicos é que os alunos aprendem dos seus erros, e nesta aprendizagem encontra-se metido o Iker, que está a desenvolver as suas habilidades para aprender por ele mesmo.

A partir dos 2 anos, o teu filho pode começar a desenvolver todo o seu potencial de aprendizagem com Kumon Matemática e Kumon English. Desloca-te ao teu centro Kumon mais próximo.