Educação

Como estudar para um exame

Fev 2020
Aprender a aprender para superar os exames finais.
Aprender a aprender para superar os exames finais.

Estudar com estratégia significa aprender a aprender; ou seja: planificar, regular e avaliar o nosso próprio processo de aprendizagem de forma constante. Um processo de estudo correcto ajuda-nos a organizar a informação no nosso cérebro em vez de simplesmente armazenar a mesma.

Não existe um consenso em relação a como estudar para um exame, seja o mesmo um teste de inglês ou um exame de matemática, mas há algumas pautas gerais que nos ajudam a enfrentá-lo com estratégia. Contamos-te como o conseguimos.

Como estudar para um exame: Pautas gerais

1. Cuidar o espaço de estudo
 É muito importante que seja sempre o mesmo e que esteja organizado e bem iluminado.

2. Revisão: « Lição assistida, lição revista, lição aprendida»
Há que começar desde pequenos com uma rotina de estudo: fazer os deveres e dedicar um tempo extra para rever o estudado na aula. Se houver uma pauta estabelecida, estudar para os exames finais, irá converter-se em rever os conteúdos aprendidos.

3. Estudar com autonomia
Como pais não devemos estudar pelos filhos, mas sim acompanhá-los até que incorporem uma rotina de estudo e, a partir de então, estarem disponíveis para as suas dúvidas e consultas no caso de as terem. Para isso, é importante ensinar aprender a aprender por eles próprios.

4. Fazer resumos e sublinhar
A muitas crianças serve de ajuda fazer um resumo do aprendido na aula ou sublinhar o mais importante, como alguma frase ou palavra que tenham associada ao conteúdo. Isto irá ajudá-los a aproveitar mais o tempo quando estudem para os exames finais.

5. Melhorar a concentração utilizando o lápis
Escrever à mão refresca a memória e estimula a capacidade de pensar e raciocinar, já que favorece a concentração e portanto a aprendizagem de maneira mais eficaz que o teclado.

O dia do exame

Há que seguir o processo «olho-cérebro-mão»:

1. Examinar o conteúdo.
2. Ler com atenção para entender o tema da pergunta.
3. Pensar cuidadosamente e responder.

Se seguirmos estas pautas gerais e ensinarmos os nossos filhos a aprender a aprender por eles mesmos desde pequenos, conseguimos eninsá-los a superar os temidos exames/testes finais.
Queres ajudar o teu filho aprender a aprender? Contacta com o teu centro Kumon mais próximo.