Educação

Como superar o medo ao insucesso escolar

Mar 2020
Para evitar o fracasso escolar, a motivação é peça chave na educação.
Manter a motivação é vital para evitar o insucesso escolar.

O medo ao insucesso escolar é muito comum entre os estudantes e está associado à obtenção de maus resultados académicos. Quando uma criança não consegue o resultado desejado, a sua motivação por aprender fica posta em causa assim como a sua educação, da mesma forma que o desenvolvimento do seu potencial de aprendizagem é também afectado, já que ambos factores estão directamente relacionados.

Damos-te a chave para superar o medo ao insucesso escolar:

1. Fomentar o autodidatismo. Alimenta a vontade do teu filho em aprender sozinho. Desta maneira, aprenderá a superar os seus limites utilizando as suas próprias estratégias; isso fará aumentar a sua motivação por seguir aprendendo e irá reforçar a segurança nele próprio e por fim a sua auto-estima. Toru Kumon, criador do método Kumon, dizia: «O potencial de crescimento mediante uma aprendizagem autodidacta é infinito». Não há maior satisfação que a de aprender por si mesmo!
2. Dar reforços positivos. Recorda ao teu filho algum trabalho escolar no que tenha obtido um bom resultado; melhor se for de uma disciplina na qual está a perder a motivação. Alimentar a mente com pensamentos positivos ajuda a manter uma atitude igualmente positiva frente aos objectivos de aprendizagem.
3. Mostrar confiança na sua capacidade. Diz ao teu filho que confias nele e que pode alcançar tudo aquilo que queira; assim irá ajudá-lo a fortalecer a confiança em si próprio. Para isso, podes usar frases como: «Tu consegues».
4. Recorda que a práctica faz o mestre. Winston Churchill dizia: «O êxito é a habilidade de ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo». A prática faz-nos ganhar experiência, e essa experiência ajuda-nos a aprender.

A importância de aprender dos erros para superar o medo ao insucesso escolar

O que mais necessitam as crianças para superar o medo ao fracasso escolar é contar com o apoio e a motivação dos seus pais e educadores. Com isso podem aprender a ver os erros como oportunidades de aprendizagem.

Na Kumon, quando os pais ou o orientador encontram um erro no caderno do aluno, assinalam o mesmo para que seja ele quem corrija esse erro, reformule o exercício e obtenha o resultado correcto. Neste processo, o aluno conta com tantas oportunidades como necessite para encontrar a resposta correcta, porque cada tentativa forma parte do processo de aprendizagem. Assim, a nota de cada caderno sempre será a mais alta e, desta maneira, a sua motivação é alimentada cada dia.

Com o método Kumon, ensinamos os nossos alunos a aprender por eles próprios sem perder a motivação e a manterem uma atitude positiva no processo de aprendizagem. Estas qualidades, por sua vez, levam-nos a superar os seus objectivos educativos e a desenvolverem o autodidatismo, que é a chave para aprenderem sem limites e sem medo ao insucesso escolar.

Se quiseres que o teu filho desenvolva todo o seu potencial de aprendizagem com o método Kumon, contacta com o teu centro mais próximo.