Inglês

Como tornar o teu filho um leitor competente

Ago 2020
Um leitor competente é capaz de compreender o sentido profundo do texto e esse é um dos objetivos do Kumon English
Um leitor competente é capaz de compreender o sentido profundo do texto e esse é um dos objetivos do Kumon English

Conseguir que uma criança ou um adolescente se torne um leitor competente por iniciativa própia é um dos desafios mais difíceis para os pais. Para isso, temos que demonstrar-lhes que a leitura é uma experiência agradável, embora por momentos para muitos possa parecer um grande esforço.

Um leitor competente é capaz de compreender o sentido profundo do texto e esse é um dos objetivos do Kumon English.  Como podemos chegar com os nossos filhos a esse ponto no qual a leitura se torna uma motivação? e torná-los leitores competentes?

Para acertar no momento de recomendar um livro a uma criança, temos que ter em conta o seu nível de compreensão leitora sem deixar de explorar níveis ligeiramente superiores para conseguirmos desafios assumíveis.

As pautas mais simples para introduzir uma criança na leitura e ajudá-la a que seja um leitor competente são as seguintes:

  1. Ler para as crianças. As crianças, especialmente as mais pequenas, aprendem por imitação. Não importa se lemos um jornal ou uma novela, ou se lemos para eles em voz alta. Além disso, qualquer momento é bom: numa sala de espera, antes de dormir, etc., embora seja especialmente positivo fixar momentos diários de leitura conjunta.
     
  2. Ler aos nossos filhos. Temos que jogar com as vozes, as entoações e o ênfase nos diálogos para caracterizar as personagens e dar vida à história. Assim estamos a criar memórias importantes na mente dos nossos filhos ao mesmo tempo que os ajudamos a ser leitores competentes no futuro.
     
  3. Deixar que os nossos filhos decidam os seus próprios livros e comentar os mesmos com eles no caso de os termos lido também. Devemos motivar os nossos filhos a seleccionarem os livros que en princípio, tenham mais interesse e consigam ler com mais facilidade.. Também observar se os conteúdos do livro os motivam e os fazem ficar viciados na leitura.
     
  4. Visitar páginas web relacionadas com livros, bibliotecas e livrarias, e participar em actividades em prol da leitura.
     
  5. Associar a leitura com momentos positivos. Oferecer livros num aniversário, no Natal e em outras ocasiões especiais ajuda a que as crianças associem a leitura a momentos felizes na infância.
     
  6. Felicitar os nossos filhos por aquilo que conseguem alcançar. Devemos fazer as crianças serem conscientes dos seus avanços e felicitar as mesmas como tal. «já não te esqueces da pontuação, muito bem» ou «Agora lê mais rápido tu consegues» são frases concretas e motivadoras que demonstram a sua própria capacidade de aprender.

 

Para um leitor competente o mundo será sinónimo de experiências com as que vão desfrutar em função daquilo que gostem ou queiram em cada momento.

Com o nosso programa de Kumon English vais ajudar o teu filho a tornar-se num leitor competente através da leitura e compreensão absoluta de textos de livros em versões originais.

Aproveita o verão com Kumon e a nossa promoção de matrícula grátis.