Educação

Conselhos para aprender no verão com as aulas online da Kumon

Jul 2020
A um clique de distância com as aulas online da Kumon.
A um clique de distância com as aulas online da Kumon.

 

O verão é uma grande oportunidade para que os nossos filhos continuem aprender com as aulas online da Kumon e se preparem para enfrentar com êxito o regresso à escola. 

Muitas famílias optaram pela modalidade de aulas online por ser mais prático, estar a um clique de poder aprender com Kumon em casa ao mesmo tempo que ganham em tempo e deslocações. As aulas online da Kumon também permitem aos pais seguir a aula em tempo real, principalmente quando as crianças são pequenas e estão aprender por elas próprias.

Criar um ambiente de estudo que ajude a tirar um maior partido possível da aprendizagem é muito importante, hoje apresentamos várias ideias com as que podem criar um espaço adequado para aprender em casa durante o verão:

1. Comprovar a ligação de Internet:
Verifica que o dispositivo que vai utilizar o teu filho se encontra em óptimas condições e que a conexão à Internet está operativa.

2. Ser pontuais:
É um hábito que devemos fomentar nos nossos filhos desde pequenos. Certifica-te e estabelece a ligação na hora combinada com o orientador do centro para receber a aula online.

3. Evitar distrações:
A ligação deve efectuar-se numa habitação silenciosa, de cores neutras e sem elementos demasiado chamativos. Não devem haver brinquedos à vista, e todos os materiais que o teu filho possa necessitar (lápis, papel, borracha, etc.) devem estar à mão para evitar passeios desnecessários.

4. Seleccionar o lugar de estudo em função da sua autonomia:
Os mais pequenos necessitam estar próximos dos pais para aprenderem hábitos e rotinas de estudo, e para poderem recorrer a eles em níveis iniciais da sua formação. Quando forem mais autónomos e conseguirem realizar tarefas sem ajuda, é recomendável que trabalhem num espaço diferente do seu quarto para evitar distrações.

5. Use o lugar de estudo apenas para estudar:
É muito importante deixar claro ao teu filho que a zona de estudo é para aprender e que não pode estar sentado nessa zona se não estiver a trabalhar. Desta maneira, associa esse lugar com a sua actividade diária.

6. Ter mais do que um posto de trabalho por criança:
Se tens espaço suficiente em casa, pode ser benéfico que o teu filho conte com um posto de trabalho para cada tipo de tarefa: um para as que requerem o uso de equipamento informático e ligação à Internet, e outro para as que não.

7. Dá importância à cadeira:
Deve ser adaptável à altura do teu filho e cómoda para ele. Para que a sua postura seja correta, os joelhos devem formar um ângulo de 90 graus, assim como os cotovelos quando se apoiam na mesma.

8. Ter uma boa iluminação:
A luz é a chave para manter a atenção. Se necessitares, podes utilizar uma lâmpada adicional como um led de baixo consumo que não dê calor.

9. Aproveitar toda a casa:
A casa é um espaço perfeito para oferecer ao teu filho conteúdos educativos. Coloca os livros de maneira a que estejam acessíveis em qualquer momento. Também podes colocar pósters com conteúdos educativos nas portas, ímanes de letras para formar palavras no frigorífico e um quadro onde possam apontar as suas tarefas tanto da escola como de casa.


Estamos seguros de que estes conselhos serão de grande utilidade tanto para o momento de aprendizagem online como para o estudo diário dos vossos filhos.

Se o teu filho ainda não é aluno Kumon, aproveita agora a nossa promoção de matrícula grátis em todos os nossos centros, tanto para aprender com as aulas online da Kumon como para assistir às aulas presenciais. Também poderás optar por uma modalidade mista. O orientador do teu centro irá proporcionar-te toda a informação que necessitas para que o teu filho continue a crescer este verão.