Matemática

Curiosidades matemáticas: Aprendendo matemática de forma divertida

Out 2019
Desfrutar aprendendo matemática é possível se despertarmos a curiosidade das crianças
Desfrutar aprendendo matemática é possível se despertarmos a curiosidade das crianças.

Damos-te a fórmula para fazer com que as crianças cresçam aprendendo matemática de forma divertida, resolvam exercícios de matemática e desfrutem praticando o cálculo mental.

Kumon Matemática + gerar curiosidade pela matemática = êxito assegurado

Neste artigo, partilhamos com vocês uma série de dados muito curiosos que irão ajudar as vossas crianças a entender a importância das matemáticas.

Teorema da pizza
Se consideramos que uma pizza não é um círculo, mas sim um cilindro, então o volume (V) de uma pizza, que tem altura (a) e rádio (z), expressa-se assim:

 
  V = pi × z × z × a
O signo =

Os dois traços =, que indicam igualdade, foram inventados pelo matemático inglês Robert Recorde. A sua lógica é clara: «Duas coisas não podem ser mais iguais que duas retas paralelas».

O sistema decimal
O sistema decimal de numeração tem a sua razão de ser nos dedos das mãos e os pés.

O sistema sexagesimal
Foi inventado pelos babilónios. O sistema sexagesimal é um sistema de numeração que emprega como base o número 60 em vez do 10. Por esta razão, um minuto tem actualmente 60 segundos e um círculo, 360o.

O símbolo da raíz quadrada
Este símbolo começou-se a usar en 1525. Antes, para indicar a raíz de um número escrevia-se «raíz de…». Depois, para abreviar começou-se a pôr «r», mas, se o número era longo, o traço horizontal da «r» alargava-se até abarcar todos os dígitos (como um «r» mal feito).

O sistema binario
Foi inventado há mais de 300 anos Gottfried W. Leibniz. Hoje é a linguagem de programação dos computadores.

A geometria
Foi inventada no Egipto e Babilónia. Os seus habitantes usam a geometria para medir a Terra.

Os números negativos
São originários da Índia no século VII e utilizavam-se para indicar as dívidas.

O número perfeito
O número 2520 é considerado perfeito, já que se pode dividir de maneira exacta entre os números 1 ao 10.

Capicúa
Antigamente, as operações que eram capicúas denominavam-se «operações dos deuses». Um exemplo é a multiplicação 1089 x 9 = 9801.

A matemática e a fruta
Se contas as escamas de una pinha, observarás com surpresa que aparecem em espiral em volta do vértice num número igual aos termos da sucessão de Fibonacci. O mesmo ocorre com as pipas do girassol.

Presentes de aniversário repetidos, não, obrigado!
A matemática e a estatística assegura que, quando tenhas 23 convidados, terás um 50 % de possibilidades de receber o mesmo presente repetido.

Se despertarmos a curiosidade pela matemática nas crianças, pouco a pouco irão sendo conscientes da importância da matemática na sua vida diária. Em Kumon, somos especialistas em despertar essa curiosidade e potenciar a capacidade de aprendizagem.

Queres que o teu filho seja um craque na matemática? Aproveita a nossa promoção e prova 15 dias grátis de Kumon Matemática no teu centro Kumon mais próximo.