Educação

Dias sem escola: uma oportunidade para aprender a ser autodidactas

Mar 2020
Desenvolver o autodidactismo durante todos os dias do ano é um dos princípios do método Kumon.
Desenvolver o autodidactismo durante todos os dias do ano é um dos princípios do método Kumon.

A situação que estamos a viver leva-nos a refletir sobre a importância de fomentar o autodidactismo e ensinar aos nossos filhos que para aprender, não importa o lugar onde, mas sim a atitude a ter. Aprender é um acto de desenvolvimento pessoal que os nossos filhos devem viver com responsabilidade, seja no colégio, em casa ou em qualquer outro sítio.

Desenvolver o autodidactismo durante todos os dias do ano é um dos princípios do método Kumon. Para permitir que os alunos aprendam por eles próprios, os nossos orientadores preparam previamente todos os materiais de cada um deles segundo as suas capacidades e objetivos individuais, e fazem uma estimativa da evolução do seu potencial de aprendizagem.

Como podemos potenciar o autodidactismo com a Kumon nos dias que não há escola?

  • Fazer Kumon em casa. Os alunos afectados pelo encerramento dos centros educativos podem continuar a estudar Kumon em casa com a orientação que cada um precise. Os nossos orientadores facilitarão aos vossos filhos o material didáctico que necessitam para que sigam o desenvolvimento do seu potencial de aprendizagem e irão ajudar os mesmos orientando-os desde casa.  
  • Manter um seguimento personalizado. Kumon adapta-se ás necessidades de cada aluno para que todos eles sigam avançando no seu ritmo e em função das suas capacidades. Ainda que durante estes dias os alunos resolvem o material em casa, os nossos orientadores continuam a rever os cadernos e a dar as pautas necessárias para que os vossos filhos continuem a trabalhar e a melhorar. Falem com os vossos orientadores para saberem de que forma vão efetuar este seguimento.
  • Seguir exercitando a mente. Ter uma actividade intelectual com uma sequência didáctica à medida das necessidades reais dos vossos filhos permitirá aos mesmos seguir treinando a mente e retirar o máximo partido do tempo em casa.ç

 

Aprender por si mesmo e manter uma actitude positiva perante a aprendizagem potencia os nossos alunos a superar os seus desafios educativos e a desenvolverem o autodidactismo, que é a chave para aprenderem sem limites.