Educação

Fomentar a leitura nas crianças

Abr 2022
Para incentivar a leitura nos seus filhos, sugira que leiam uma coleção de livros sobre um tópico que desperte o seu interesse.
Para incentivar a leitura nos seus filhos, sugira que leiam uma coleção de livros sobre um tópico que desperte o seu interesse.

Estudos mostram que as crianças que gostam de ler conseguem estar melhor na escola e nas suas vidas pessoais.

Toru Kumon, fundador do método Kumon, estava totalmente convencido de que a leitura é uma parte fundamental da educação: «A auto-educação baseia-se na competência leitora. Ao ler vários tipos de livros, as crianças desenvolvem a sua personalidade, definem as suas perspectivas de futuro e, finalmente, tornam-se pessoas capazes de contribuir para a sociedade."

Embora muitos pais se esforcem para incentivar a leitura nos seus filhos, é muito difícil para eles adquirirem o hábito da leitura porque não querem deixar o telemóvel ou os videojogos. Portanto, os hábitos de leitura nas crianças devem começar desde cedo. Ler em família vai ajuda-los a ver isso como um hábito de lazer positivo. Dessa forma, eles vão interessar-se pelo conteúdo do livro que está sendo lido.

Em baixo, oferecemos um decálogo para incentivar a leitura em casa e ajudar a criar o hábito da leitura nos seus filhos:

  • Concentre-se nos seus hobbies. Pense que atividades eles gostam de fazer e encontre material de leitura sobre isso. As crianças são mais propensas a ler se puderem escolher algo que lhes interessa ou em sintonia com os seus géneros favoritos.
  • Expanda as suas leituras. Se eles lerem sobre dinossauros, vá a um museu. Se eles virem um filme baseado num livro, peça que leiam e comparem.
  • Leia os livros que os seus filhos estão lendo. Tenha empatia com eles e mostre que você se importa com as suas leituras. É uma oportunidade para falar sobre o livro e melhorar a comunicação entre pais e filhos.
  • Incentive-os a valorizar qualquer forma de leitura. Até mesmo ler as instruções de um jogo ou montar um drone é uma ótima oportunidade para incentivar a leitura.
  • Leia em diferentes suportes, além do papel. A leitura digital e os livros e-books também são perfeitos para unir tecnologia e leitura.
  • Use legendas, quando estiver a ver televisão. Desta forma, a leitura pode ser uma atividade divertida.
  • Tenha um livro à mão. Leve sempre consigo algo com que os seus filhos possam ler enquanto faz outras actividades ou tarefas. A leitura alivia o tédio nos engarrafamentos ou na sala de espera do médico.
  • Sugira a leitura de uma coleção de livros. Há muitos exemplos, como Geronimo Stilton, The Five e Harry Potter, etc. Uma vez que o interesse de uma criança é despertado, é fácil encontrar outra coleção ou autor semelhante.
  • Transforme a leitura numa atividade agradável. Se os esforços para incentivar a leitura se transformarem numa experiência positiva, os seus filhos serão motivados a ler. Quando isso acontecer, eles vão divertir-se aprendendo e gostando de ler.
  • Crie um espaço de leitura em casa. Deve ser um local onde os seus filhos possam desenvolver a sua capacidade de concentração na leitura, bem como no resto das suas rotinas diárias.

O livro ideal em todo o momento

 

Para promover a leitura, cada leitor deve ser tratado individualmente, pois cada criança é diferente e única; portanto, o nível de proficiência em leitura não é determinado pela sua idade. Geralmente encontramos alunos que não gostam de ler porque não leiem obras que se encaixem no seu nível de leitura. Devemos tratar cada leitor individualmente. É necessário que recomendemos livros para crianças e jovens de acordo com o seu nível de competência leitora.

Através do nosso programa Kumon English, as crianças resolvem cadernos de exercícios relacionados com extratos de livros e leituras nesse idioma que promovem as suas habilidades de leitura.

Desenvolver habilidades de leitura nas crianças é vital para que elas aprendam a compreender sem limites, e esse é o principal objetivo do nosso programa Kumon English. Recomendamos que você vá ao centro Kumon mais próximo e aproveite a nossa promoção de matrícula grátis durante o mês de abril.