Educação

Manter a motivação é vital para evitar o insucesso escolar.

Mar 2020
Para evitar o insucesso escolar, a motivação é peça chave na educação.
Manter a motivação é vital para evitar o insucesso escolar.

O medo do insucesso escolar é muito comum entre os estudantes e está associado à obtenção de maus resultados escolares. Quando uma criança não consegue o resultado desejado, a sua motivação fica posta em causa, da mesma forma que o  desenvolvimento do seu potencial de aprendizagem  é também afetado, já que ambos fatores estão diretamente relacionados.

Damos-lhe a chave para superar o medo do insucesso escolar:

1. Fomentar o autodidatismo. Alimente a vontade do seu filho em aprender sozinho. Desta forma, aprenderá a superar os seus limites utilizando as suas próprias estratégias; isso fará com que a sua motivação aumente por continuar a aprender, o que irá reforçar a segurança em si próprio e por fim a sua autoestima. Toru Kumon, criador do método Kumon, dizia: «O potencial de crescimento mediante uma aprendizagem autodidata é infinito». Não há maior satisfação que a de aprender por si mesmo!

2. Dar reforços positivos. Recorde ao seu filho trabalhos escolares em que tenha obtido um bom resultado; se for numa disciplina na qual está a perder a motivação, melhor. Alimentar a mente com pensamentos positivos ajuda a manter uma atitude igualmente positiva relativamente aos objetivos de aprendizagem.

3. Mostrar confiança na sua capacidade. Diga ao seu filho que confia nele e que pode alcançar tudo o que quiser; assim irá ajudá-lo a fortalecer a confiança em si próprio. Para isso, pode usar frases como: «Tu consegues».

4. Recorda que a práctica faz o mestre... Com isso podem aprender a ver os erros como oportunidades de aprendizagem.

Na Kumon, quando os pais ou o orientador encontram um erro no caderno do aluno devem assinalá-lo para que ele o corrija, reformule o exercício e obtenha o resultado correto. Neste processo, o aluno conta com inúmeras oportunidades para encontrar a resposta final porque cada tentativa faz parte do processo de aprendizagem. Assim, a nota de cada caderno sempre será a mais alta e, desta maneira, a sua motivação é alimentada a cada dia. Com o método Kumon, ensinamos os nossos alunos a aprender por si próprios sem perder a motivação e mantendo uma atitude positiva no processo de aprendizagem. Estas qualidades, por sua vez, levam-nos a superar os seus objetivos e a desenvolver o autodidatismo, que é a chave para aprenderem sem limites e sem medo do insucesso escolar.

Se quiseres que o seu filho desenvolva todo o seu potencial de aprendizagem com o método Kumon, contacte com o seu centro mais próximo.