Educação

O que é o autodidatismo? São os teus filhos autodidatas?

Ago 2019
Autodidata desde pequeño.
Autodidatas desde pequenos.

Um dos princípios metodológicos dos nossos dois programas, Kumon Matemática e Kumon English, refere-se ao autodidatismo: nos nossos centros, não se dão aulas magistrais nem se satura com explicações o aluno, assim este adquire uma grande autonomia e liberdade na sua aprendizagem. Em troca, dão-se muitos exemplos e pistas rápidas, mas só quando as necessite realmente para não comprometer o seu avanço nos programas.

Desta maneira, os alunos conseguem aprender por si­ mesmos e tornam-se autodidatas: não dependem das explicações externas, mas sim do seu raciocínio. Que significa autodidata? Dizemos que alguém é autodidata quando consegue adquirir conhecimentos de maneira livre através da observação e da leitura, e ao largo da história existiram personalidades destacadas que não realizaram a sua aprendizagem dentro da escola habitual.

Autodidatas famosos

Um caso bastante conhecido é a de Agatha Christie, escritora de fama mundial, que não ia à escola devido à sua grande timidez, pelo que estudou em casa com ajuda da sua mãe. Também Mozart estudou com o seu pai enquanto realizava uma tournée pela Europa de 4 anos de duração na que mostrou as suas habilidades musicais.

Laura Ingalls, escritora americana, autora do livro Little House on the Prairie , começou a estudar com os seus pais, mas aos 15 anos já era completamente autodidata na sua aprendizagem e nos seus estudos.

Mas não só há autodidatas famosos no mundo das artes: Alexander Graham Bell Tomás Alva Edison também estudaram nas suas casas, e posteriormente destacaram como inventores graças à sua criatividade na hora de idealizar novos engenhos que tornaram a vida das pessoas mais fácil.

Porque o autodidatismo que perseguimos na Kumon, está composto em grande medida por criatividade, para que os nossos alunos saibam como encontrar soluções aos problemas explorando novos caminhos. Assim­ serão capazes de extrair as suas próprias conclusões e criar as saus próprias estratégias de resolução.

Na Kumon procuramos que o aluno se responsabilize da sua aprendizage e não dependa de ninguém para realizá-lo. Assim conseguimos que desenvolva habilidades que, no futuro, lhe permitam desenvolver-se perante qualquer situação ou problema que possa encontrar ao longo da sua vida.

Queres que o teu filho aprenda a aprender por si mesmo? Contacta com o teu centro Kumon mais próximo.