Infantil

Quando começar com a leitura?

Fev 2020
Ler é toda uma experiência.
Ler é toda uma experiência.

As crianças que se criam num contexto que fomenta o seu gosto pela leitura desenvolver com facilidade a compreensão leitora. O mais importante para os bebés e as crianças é que lhes falem muito e lhes cantem canções infantis.

Falar com eles olhando-os e cantando canções ajuda a que se sintam seguros e queridos, e estimula-os adequadamente, já que crescem num meio rico em palavras. 

Além do mais, as letras das canções infantis são fáceis de recordar graças ao ritmo da música, pelo que servem para ampliar o vocabulário, exercitar a memória e desenvolver a concentração e a competência linguística.  

Livros que viciam

Por outro lado, ler livros ilustrados em voz alta às crianças não só contribui a que cultivem a linguagem, a sensibilidade ou a imaginação, mas também lhes oferece a oportunidade de criar um forte vínculo afectivo com as suas famílias, que dedicam um tempo especial aos seus filhos partilhando leituras e lendo livros que viciam os pequenos.


Livros recomendados para ler às crianças

Que é o que se deve ter em conta quando se elege uma leitura? O primeiro é eleger leituras de acordo com o nível de compreensão leitora de cada aluno.

Não há que seguir as indicações gerais do tipo «A partir dos 6 anos» ou «Livros para 3.o de primária». Tudo depende da competência leitora de cada um e do interesse que lhe desperte cada livro, inclusivamente nos livros de inglês para crianças.

Aprender a ler

Os livros devem escolher-se em função dos interesses e da maturidade da criança, observando bem em relação ao interesse demonstrado ou o que sabe fazer em cada momento.

  • Livros ilustrados com repetições.  As crianças com idades entre 0 e 2 anos aprendem palavras novas com grande rapidez. Quando se lê em voz alta, é melhor começar com livros para ler com um conteúdo fácil de entender, um desenvolvimento previsível da história e repetições.
  • Os livros ilustrados com uma narrativa mais complexa caracterizam-se por serem livros para ler que estão protagonizados por uma personagem com o que as crianças simpatizam.
  • Para avançar no sentido dos livros menos ilustrados e começar a ler livros com mais texto, o ideal é eleger obras fáceis de ler e que tenham uma quantidade de palavras por página parecida à de um livro ilustrado.
  • Livros com mais texto. As crianças familiarizadas com os livros ilustrados não devem ser resistentes a ler livros com mais texto. Desta maneira, avança-se para livros com um tamanho de letra menor e maior quantidade de páginas, o qual aumenta o volume de texto lido. Nesta etapa, entram os livros que descrevem a vida das crianças, nas que possam ler sobre distintas personagens da sua idade, identificar-se com eles e ver o reflexo de comportamentos seus e dos seus amigos. Ler é toda uma experiência! Outra tendência própria desta etapa é ficar encantado com a leitura das colecções e as séries que estejam de moda nesse momento.

Contacta com o teu centro Kumon mais próximo e sabe como o teu filho pode aprender a desfrutar do prazer de ler, crescer lendo com livros e incrementar a sua competência leitora enquanto aprendem a pensar em inglês com Kumon English.