Infantil

Quatro jogos ao ar livre para crianças no verão

Ago 2019
Jogos ao ar livre para crianças.
Jogos ao ar livre para crianças

4 jogos ao ar livre com os que os teus filhos disfrutarão no verão


Quando chegam as férias escolares, os nossos filhos disfrutam de muito tempo libre e muitas vezes não sabem em que investir esse tempo. Para estes dias de verão em que o bom tempo acompanha, propomos vários jogos ao ar livre adaptados às diferentes idades de cada criança e que podemos disfrutar todos os membros da família.

Todos conhecemos jogos tradicionais como as escondidas, a galinha cega ou os policías e ladrões, assim que hoje tentaremos propor outras alternativas para os longos dias de verão, mas lembrem-se que, embora sejam férias, há que seguir trabalhando um pouco todos os dias com os cadernos Kumon.


Bolas de sabão

As crianças ficam sempre muito surpreendidas com as bolas de sabão; são bonitas e tão fáceis de fazer que não custa nada. Podes criar uma versão caseira de sabão misturado entre 7 e 10 partes de água com um par de colheres de glicerina (que podes comprar na farmácia) e um detergente (que pode servir para esfregar os pratos). Para fazer bolas, podes usar uma palhinha de refrigerante, mas avisa os teus filhos que apenas soprem e não engulam o detergente.
Se queres que as bolas durem mais, usa só 3 partes de agua e mantém o resto das medidas. Resistirão ao vento e irão demorar mais em rebentar, pelo que os teus filhos poderão jogar mais tempo com elas.


Bombeiros

Os pequenos da casa estão sempre cheios de energia e uma boa forma de a consumir é este simples jogo. Colocam-se dois alguidares separados por vários metros, um cheio de água e o outro vazio, e um copo de papel ou de plástico. Todos os membros da família convertem-se em bombeiros e deverão ir, por turnos, a correr com o copo. Têm que encher o copo no alguidar cheio e esvaziá-lo para o outro. Quando toda a água estiver já no alguidar que ao inicío estava vazio, a equipa de bombeiros terá conseguido o seu objetivo. Serve para que as crianças aprendam a importância do trabalho em equipa.


Passa o saco

Enche um saco grande de lixo com uma grande variedade de peças de vestir, tais como aventais, sapatos, cachecóis, chapéu, meias, gravatas, camisas e saias. Para jogar, os participantes devem formar um círculo e passar a bolsa enquanto toca a música. Quando este parar, o que ficar com o saco deve retirar uma peça sem olhar e vesti-la. O jogo continua até que o saco esteja vazio e todos estejam vestidos de maneira engraçada. Os resultados deveriam imortalizar-se com umas quantas fotografías.


Macaca

É um jogo muito tradicional, mas sabias que pensa que a sua origem esta na A divina comédia de Dante? Para jogar é necessário desenhar um circuito de várias casinhas quadradas consecutivas numeradas e, em algum ponto, casinhas duplas uma junto à outra. Os jogadores terão que deslocar-se pelas casinhas saltando ao pé cochinho e só poderão pousar os dois pés nas casinhas duplas, sem pisar as linhas do desenho.

Há diferentes variantes deste jogo. Segundo algumas pessoas, antes de começar a saltar tem que atirar uma pedra sobre o circuito e a casa onde cair a pedra não poderá ser pisada, mas segundo outros há que atirar a pedra em cada um dos números durante diferentes rondas, sem que toque as linhas do desenho. Ganha o jogador que consiga fazer antes todas as rondas das casinhas do circuito.

Não deixes que no verão os teus filhos fiquem em casa, porque jogar ao ar livre ajuda a conectar com o mundo, e entendê-lo melhor e estimula a sua imaginação.