Matemática

Quinze jogos de matemática para crianças

Ago 2019
15 jogos de matemática divertidos para crianças.
15 jogos matemáticos divertidos para crianças.

O medo da matemática pode afetar negativamente a percepção que têm os teus filhos da mesma. Uma maneira de mitigar ou inclusivamente prevenir esse temor entre as crianças é utilizar os jogos de matemática para crianças.

Elaboramos uma lista de jogos de matemática divertidos e interessantes para que despertes a curiosidade dos teus filhos:

  • Tangram Com ajuda de uma folha de tangrams os teus filhos irão divertir-se reproduzindo com as peças distintas formas, como quadrados, triângulos ou rectângulos, por exemplo. Na Internet podes encontrar infinitos exemplos com os que podem começar a jogar.
  • Unir os pontos Ajuda os teus filhos a aperfeiçoar a motricidade fina jogando a unir os pontos com esta útil folha. Em turnos com eles para unir os pontos com uma linha vertical ou horizontal. Cada vez que um dos jogadores fecha um quadrado, escrevam dentro a sua inicial: terá um turno extra. Una vez que tenham unido todos os pontos, contem o número de quadrados que conseguiram cada um.
  • As lojas Utiliza moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos para exercitar as habilidades matemáticas dos teus filhos: o objetivo é chegar a 1 euro. Outra possibilidade é jogar ás lojas e pedir-lhes que comprem jogos e doçarias com essas moedas. Além de que também podes ensinar-lhes a calcular probabilidades lançando uma moeda. Lança uma ou duas ao mesmo tempo e anota com papel e lápis quantas vezes sai cara ou coroa.
  • Os dados Exercita as habilidades matemáticas dos teus filhos (somar para os mais pequenos e multiplicação para os mais velhos) lançando os dados. Se quiseres aumentar a dificuldade, lança ao menos três dados em vez de dois.
  • A general  é um jogo de dados divertidíssimo, ideal para exercitar estas habilidades. Com este jogo, não só aprenderão a contar, como também desenvolverá a capacidade de pensamento crítico. Aqui podes encontrar mais informação sobre como jogar.
  • Contar de 2 em 2, de 3 em 3, de 4 em 4, etc. Se os teus filhos já dominam a habilidade básica de contar, motiva-os a que o façam «de vários em vários números» ou a contar de 2 em 2 ou de 3 em 3. Esta actividade servirá para que aprendam a multiplicar.
  • Adivinha adivinhança Pede aos teus filhos que escrevam um número de 1 a 30 e tenta adivinhar preguntando-lhes sé é par ou ímpar ou se é menor de 10. Quando acertares, podem mudar de lado: pede-lhes que tentem adivinhar o número no qual estas a pensar.
  • A banca Cada jogador deve lançar um dado; receberá o número de cêntimos que indique o dado. Cuando a criança conseguir 5 ou 10 cêntimos, pode mudar as moedas mais pequeñas por uma desse valor. Se conseguir 20 cêntimos, ganha.
  • Supercálculos As crianças devem fazer turnos para agarrar uma carta de qualquer baralho habitual (usam-se as numeradas de 1 a 6) para formar três números de duas cifras. Cada vez que retirarem uma carta, decidem se querem utilizar o número que representa o seu valor em lugar das dezenas ou das unidades. Quando tiverem 6 no total (terão formado três números de duas unidades), devem somar para tentar chegar a 100 sem parar.
  • Que hora é? Convida os teus filhos a praticarem as suas habilidades matemáticas com um relógio analógico. Pede-lhes que calculem quanto é meia hora, quantos minutos tem uma hora e quantos minutos são três horas.
  • Rebentar bolas Esta é uma actividade divertida que se pode praticar ao ar livre: pede aos teus filhos que contem o número de bolas que fazem e quantas são capazes de rebentar. Aumenta a dificuldade pedindo-lhes que adivinhem o número de bolas que se formam e quantas conseguirão rebentar.
  • ¿Cuánto mede...? Com uma régua e vários objetos pequenos, pede-lhes que te digam quanto medem. Anota a resposta com um lápis e papel. Quando tiverem terminado, propõe-lhes que comparem a medida de cada objeto.
  • Todos por igual Utiliza moedas, jogos ou prémios para praticar a divisão dissimuladamente: pede-lhes que os distribuam por igual entre os jogadores.
  • Já chegamos? Se os teus filhos estiverem sempre a preguntar se já chegaram, a próxima vez que estiverem de viagem joguem a esta divertida actividade. Pede-lhes que adivinhem quanto vão demorar a chegar e que calculem quanto tempo demoraram realmente com um temporizador ou um cronómetro. Desta maneira, descobrirão quanto foi. Se não forem muito pequenos, pede-lhes que calculem a média de kms por hora (km/h) da viagem, dividindo o número de kms recorridos pelo tempo que demoraram a chegar ao vosso destino.
  • Construções Pede aos teus pequenos arquitectos que construam uma torre com tantos blocos como possam em 60 segundos. Quando se acabe o tempo, contem o número de blocos que formam cada torre.

Qual destes divertidos jogos de matemáticas vais eleger para os teus filhos?