Kumon Matemática

Kumon Matemática

O Kumon Matemática é um programa de matemática para crianças de todas as idades e capacidades que ajuda a desenvolver as competências matemáticas e o gosto pelos números. Os nossos alunos, que podem começar a partir dos 2 anos, realizam um teste no início da sua trajetória na Kumon que visa garantir que começam a trabalhar no nível mais adequado. Estudam em função da sua capacidade, independentemente da idade e do nível escolar em que se encontrem. Assim, é a decisão mais acertada para qualquer aluno que pretenda evoluir ou destacar-se na matemática.

O nosso programa de matemática para crianças avança com pequenos passos, com exercícios de matemática que partem de noções mais básicas, como reconhecer os números, até às teorias matemáticas mais complexas. Deste modo, os conhecimentos são consolidados de forma gradual. Acreditamos que todas as crianças têm o potencial para dominar a matemática e os nossos orientadores, graças à sua experiencia, ajudam-nas a consegui-lo. Os alunos desenvolvem a capacidade de aprenderem por si mesmos à medida que vão compreendendo e sentindo-se mais à vontade em cada tema antes de passarem para o seguinte.

O meu filho tem…

O programa Kumon Matemática acompanha os alunos desde a aprendizagem dos números até mais além da resolução de cálculo diferencial e integral. Com a Kumon, adquirem um poderoso cálculo mental e não necessitam de utilizar calculadora.

Cada nível do Kumon Matemática desenvolve de forma progressiva as competências trabalhadas no nível anterior, o que garante uma compreensão sólida e a capacidade de pôr em prática os conteúdos aprendidos.

Os alunos começam no nível em que sentem mais à vontade. Esse ponto de partida personalizado e a projeção do progresso estimado são estabelecidos para cada um de forma individual durante um teste de nível grátis.

Quero ajudar o meu filho a…

Além de ajudar as crianças do ensino pré-escolar a estabelecerem uma base sólida na matemática, o programa Kumon Matemática também as ajuda a desenvolverem as competências de que necessitam para aprenderem e concentrarem-se. Os nossos orientadores apoiam-nas em todos os aspetos do estudo, desde o modo de se sentarem, de colocarem as mãos e segurarem o lápis ou de abordarem as folhas de estudo, até formas de manterem a concentração, trabalharem de forma eficiente e aumentarem a sua resistência.

Pouco a pouco, o volume de trabalho realizado diariamente pelos alunos do ensino pré-escolar vai aumentado, tanto no centro como em casa, o que os motiva e os predispõe para continuarem a aprender com as folhas de estudo da Kumon. Este aumento gradual melhora a sua capacidade de concentração. Começa-se por pequenos passos, sendo depois os alunos convidados a permanecerem concentrados durante um pouco mais de tempo de cada vez.
Estudar com o programa Kumon Matemática significa realizar atividades divertidas que vão consolidando gradualmente a capacidade para compreender e a confiança. Queremos que as primeiras experiências do aluno com os números sejam positivas, por isso, apresentamos-lhe gradualmente folhas de estudo que tenha capacidade e vontade de resolver.

A primeira abordagem aos números consiste em aprender a contá-los e a lê-los. É uma base fundamental para a aprendizagem do seu filho. Posteriormente, o programa Kumon Matemática vai-se adaptando à sua capacidade com atividades do nível adequado, de forma que possa ser bem-sucedido. Este método de estudo personalizado e estruturado permite-lhe concentrar-se nos conceitos até entendê-los perfeitamente, o que vai reforçando a confiança nas suas próprias capacidades a cada dia que passa.
O programa Kumon Matemática foi meticulosamente desenvolvido e aperfeiçoado durante 60 anos com o objetivo de capacitar as crianças para construírem uma base sólida na matemática e dar-lhes as ferramentas necessárias para triunfarem. Para os alunos do ensino pré-escolar é muito benéfico começarem o programa tão precocemente porque lhes garante uma base sólida em termos do reconhecimento, da formação e do conceito dos números. Muitos dos nossos alunos mais pequenos sabem somar antes de entrarem para a escola. Os nossos alunos podem começar com apenas 2 anos e muitas vezes surpreendem os orientadores e as famílias com o ritmo da sua evolução e com a vontade que têm de aprender.

O nosso programa está pensado não só para gerar uma atitude muito positiva face ao estudo desde o início, mas também para permitir que os alunos, em função da sua capacidade, possam estudar num nível mais avançado do que aquele que lhes corresponderia pela sua faixa etária.

O programa Kumon Matemática ajuda os alunos do ensino pré-escolar a familiarizarem-se com os números de uma forma cativante, através de folhas de estudo coloridas e divertidas e com o apoio do orientador.

O orientador motiva os mais pequenos a trabalharem de forma atenta e reflexiva, para desenvolverem a sua concentração e aumentarem a sua capacidade de atenção, bem como para adquirirem bons hábitos de aprendizagem, que serão imprescindíveis na escola e nas etapas educativas posteriores.

Os alunos ganham confiança na matemática, desenvolvem as suas competências de forma gradual, através dos pequenos passos incluídos nas nossas folhas de estudo, e consolidam cada um dos temas antes de avançarem para o seguinte.

Quero ajudar o meu filho a…

O programa Kumon Matemática oferece a cada aluno a possibilidade de estudar no nível mais adequado para si. Sabemos que cada aluno aprende ao seu próprio ritmo e que, por isso, é necessário adaptar o seu plano de estudo a esse ritmo. Assim, ajudamo-lo a aprender facilmente e a ter uma base sólida de aprendizagem. Passar para conceitos mais difíceis antes de entender bem os mais simples é algo que pode minar a confiança do aluno e a sua capacidade para continuar a avançar.

Os nossos orientadores avaliam os alunos antes de iniciarem o estudo com a Kumon para determinarem em que ponto devem começar. Deste modo, desenvolvemos as suas competências para o estudo e a sua autoconfiança à medida que vão consolidando os seus conhecimentos básicos e avançando rumo a tarefas mais complexas.
O programa Kumon Matemática pretende infundir no aluno o entusiasmo pela matemática e ajudá-lo a dominá-la. Graças à sua experiência, os nossos orientadores permitem que o aluno aprenda através de um estudo individualizado, estabelecido no nível mais adequado para ele. O aluno avança pelos diferentes níveis do programa, consolidando as suas competências e adquirindo desenvoltura nas diferentes operações matemáticas.

São introduzidos novos temas com exercícios e exemplos de apresentação e os níveis de dificuldade vão aumentando gradualmente em pequenos passos. Assim, cada aluno toma as rédeas da sua própria aprendizagem e vai-se testando a si mesmo, à medida que a sua capacidade e confiança aumentam.
O programa Kumon Matemática permite que os alunos trabalhem no nível condicente com a sua capacidade individual sem restrições de conteúdos determinadas pelo currículo escolar correspondente à sua idade. Os alunos passam o tempo que for necessário em cada nível até dominarem o tema de estudo e se sentirem à vontade com ele. Só depois avançam para o nível seguinte. Isto faz com que seja possível que aqueles que estejam prontos para encarar tarefas mais complexas possam avançar mais além do seu nível escolar e desenvolver a sua capacidade num nível mais avançado.

O programa Kumon Matemática pretende dar ao aluno as ferramentas necessárias para encarar a matemática no ensino secundário com tranquilidade. Os alunos abordam conceitos numéricos complexos ao longo da sua trajetória e conseguem dominar o cálculo integral e diferencial. Conseguem-no ao mesmo tempo que desenvolvem a sua capacidade para aprender de forma autodidata, trabalhando com os exemplos das folhas de estudo e aumentando as suas competências para resolverem os exercícios de matemática.

O programa Kumon Matemática permite a alunos de qualquer capacidade abordarem a matemática com confiança. Asseguramo-nos de que dominam cada competência fundamental do cálculo antes de avançarem.

Graças à prática diária, os alunos desenvolvem as suas capacidades e adquirem uma grande desenvoltura na matemática, bem como uma atitude positiva e concentrada face ao estudo.

O orientador da Kumon estabelece o nível mais adequado para o seu filho, independentemente da idade, o que lhe permitirá reforçar os seus conhecimentos e impulsionar o seu desenvolvimento mais além do nível escolar em que se encontra.

Quero ajudar o meu filho a…

O programa Kumon Matemática ajuda o seu filho a consolidar as suas capacidades e a desenvoltura com as operações matemáticas enquanto melhora a sua forma de estudar. Dedicar um curto período todos os dias ao estudo com a Kumon ajuda o seu filho a adotar hábitos de aprendizagem positivos – como ler atentamente as perguntas, instruções e exemplos – e a avaliar o quanto pode avançar se se esforçar.

O nosso programa é individualizado e situa-se no nível mais adequado para o seu filho. Assim, damos-lhe a possibilidade de avançar de forma satisfatória na matemática e ajudamo-lo a melhorar a autoconfiança e a concentração.
O programa Kumon Matemática aspira a tornar possível que os alunos encarem a matemática no ensino secundário com desenvoltura. Depois de terem uma base sólida na matemática, os alunos passam a dominar conceitos numéricos mais complexos que culminam no cálculo integral e diferencial.

O nosso programa não se rege por nenhum plano de estudos e os alunos avançam para o nível seguinte quando a sua capacidade e desenvoltura com os números o permitir, independentemente da idade que tiverem. Isto oferece-lhes a oportunidade de se porem à prova sem restrições e de resolverem exercícios matemáticos de um nível superior ao ano escolar que frequentam.
O programa Kumon Matemática não só pretende dotar os alunos das ferramentas para resolver exercícios matemáticos complexos, mas também os ajuda a desenvolver competências para a aprendizagem autodidata, que lhes serão úteis durante toda a sua trajetória académica. À medida que vão alcançando os níveis superiores do programa Kumon Matemática, os alunos são encorajados a consultarem mais exemplos e as soluções para encontrarem por si mesmos a forma de resolver o exercício.

Os alunos que concluem todos os níveis do programa Kumon Matemática demonstram um grande conhecimento a matemática sem utilizarem calculadora e possuem as competências necessárias para dominarem um tema novo de forma autónoma. Assim, estão preparados para a universidade e para os seus estudos posteriores.

O programa Kumon Matemática ajuda os alunos a terem uma atitude positiva face à matemática. É muito importante detetar o seu nível real de domínio e avaliar a necessidade de reforçar conceitos básicos antes de desenvolver os seus conhecimentos, até alcançar o seu nível escolar e superá-lo.

O orientador ajuda os alunos a compreenderem por si mesmos como se resolvem os exercícios de matemática, utilizando exemplos como guia. Isto permite-lhes serem cada vez mais autónomos, terem mais autoconfiança na hora de aprender e estarem dispostos a enfrentarem novos desafios sem dependerem de um adulto.

Os alunos da Kumon avançam ao seu próprio ritmo, que não é determinado pela sua idade nem pelo nível escolar em que se encontram. A sua enorme capacidade surpreende-nos todos os dias, já que conseguem superar desafios incríveis e se aventuram a resolver cálculos matemáticos complexos, mais avançados do que os do programa do seu nível escolar.

Os conteúdos do programa Kumon Matemática

Explore os temas de estudo para saber que conteúdos estão incluídos no programa Kumon Matemática.

Deslize para ver mais

Contar

O objetivo dos níveis 6A a 4A é que os alunos aprendam a dizer os números e a contar, assinalando os números escritos. Nesta etapa, nas nossas folhas de estudo utilizamos muito as imagens: as imagens de pontos e as tabelas numéricas permitem aos alunos do ensino pré-escolar aprenderem a reconhecer, dizer, ler e entender a sequência numérica. Progressivamente, e à medida que vão ficando preparados, os alunos vão descobrindo um intervalo de números cada vez maior. Primeiro, concentram-se nos números de 1 a 5; depois, de 1 a 10; de 11 a 20, e assim sucessivamente até 100. Além disso, aprendem a escrevê-los de forma autónoma até 50.

Quatro operações

Nos níveis 3A a D, é aprofundado o conhecimento da sequência numérica antes de serem introduzidas as operações principais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Cada operação é apresentada com números pequenos e de um só algarismo, passando-se progressivamente a números mais altos e de dois algarismos. O método avança gradualmente: passa-se de adições e subtrações na horizontal a fazê-las na vertical. Em seguida, é adotado o mesmo procedimento para a multiplicação e a divisão. Tudo isto é alcançado através de pequenos passos e de perguntas parcialmente resolvidas para ajudar os alunos a avançarem.

Frações

Nos níveis E e F, os alunos familiarizam-se com as frações e aprendem a resolver operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com frações, mediante exemplos e exercícios introdutórios. À medida que adquirem confiança e velocidade, avançam para exercícios mais complexos, aprendem a ordem correta dos passos que têm de dar para resolvê-los e a encontrar o mínimo denominador comum e o mínimo múltiplo comum, trabalhando com até três frações e quatro operações. Além disso, começam a familiarizar-se com os decimais.

Álgebra básica

O objetivo dos níveis G a I é ajudar os alunos a dominarem os números positivos e negativos utilizando as quatro operações, bem como as expressões e equações algébricas. São incentivados a escrever os passos que dão para encontrar a solução até se familiarizarem com o procedimento. Pouco a pouco, a complexidade algébrica vai aumentando e passam a resolver operações com monómios e polinómios antes de chegarem à factorização, às raízes quadradas, às equações e funções quadráticas e ao teorema de Pitágoras. Os alunos adquirem as competências necessárias para resolverem os exercícios corretamente e escrever os passos intermédios adequados.

Funções

No nível J, o aluno desenvolve completamente as suas competências algébricas antes de passar, no nível seguinte, à abordagem das propriedades básicas das funções. Aumenta gradualmente a sua compreensão das funções ao abordar exercícios com crescente dificuldade antes de avançar para os logaritmos, os limites, a diferenciação e a integração. Os alunos adquirem então as competências necessárias para trabalharem com funções trigonométricas e equações de retas e circunferências.

Cálculo

Nos níveis N e O são adquiridas as competências necessárias para abordar a integração avançada e as equações diferenciais, assim que os alunos tiverem consolidado a sua compreensão dos limites. Tudo o que os alunos aprenderam ao longo do programa culmina aqui na sua competência para resolver exercícios de matemática do nível do ensino secundário, graças às competências de cálculo e gráficas que desenvolveram. Também já aprofundaram as competências necessárias para continuarem a avançar na sua aprendizagem autodidata, ao terem o hábito de utilizar os exemplos, as pistas e os livros de soluções para entenderem e trabalharem conceitos matemáticos complexos.

Como funciona o método Kumon?

Os alunos da Kumon resolvem uma tarefa em casa todos os dias e vão ao centro duas vezes por semana. O tempo para completar a tarefa diária é de cerca de 30 minutos por programa, embora este valor possa variar.

Durante cada sessão no centro, os alunos resolvem as suas folhas de estudo sob a supervisão e com as indicações do orientador e da sua equipa de assistentes. O tempo que passam no centro permite ao orientador oferecer-lhes o apoio de que necessitam no seu estudo e certificar-se de que estão a avançar de forma adequada. Cada vez que vão ao centro, os alunos entregam o trabalho que resolveram e classificaram em casa e levam a tarefa correspondente aos dias de estudo que faltam até à sessão seguinte.

30 minutos de Kumon

Procure o seu centro mais próximo

Profissionais qualificados
Desde 3,00 € / dia
Mais de 1.000 centros na Europa