Infantil

Actividades extracurriculares: Como ajudar o teu filho a aprender a gerir o stress infantil

Nov 2019
As frases de motivação durante as actividades extracurriculares ajudam a superar o stress infantil.
Aprender a gerir a frustração ajuda a superar o stress infantil.

Aprender a gerir a frustração ajuda a superar o stress infantil durante as actividades extracurriculares e mais um sem fim de benefícios. Damos-te as chaves para consegui-lo.

As crianças são absolutamente exigentes no seu dia a dia, tanto na escola como durante as actividades extracurriculares; por isso devemos ensiná-las a gerir o stress infantil. Desta forma, iremos ajudá-los a superar a frustração.

Porque aparece o stress infantil

O stress infantil surge porque as crianças:

  • Querem tudo para ontem. Não sabem esperar e exigem tudo de imediato porque não têm desenvolvido o conceito de tempo.
  • No aceitam um não como resposta e insistem com fervor até que obtenham o sim.

O nosso objetivo como pais é formar os nossos filhos para a vida, para o mundo que irão enfrentar, esse que está fora de casa, na escola, durante as actividades extracurriculares, durante as actividades ao ar livre,... Para conseguir isso, podemos seguir estes conselhos.

Conselhos para aprender a superar o stress infantil:
 

  1. Não ceder ás suas birras
    Aprender que tudo se consegue à base de birras não traz nenhum benefício. Quando o teu filho reagir com agressividade, é melhor ignorar a situação até que passe.
     
  2. Reforçar as actitudes positivas
    Criar um sistema de pontos para as actitudes positivas (círculo verde), negativas (círculo vermelho) e em processo (círculo amarelo). Coloca a tabela no frigorífico ou em algum lugar que resulte visível para toda a família. No fim de semana, soma os pontos acumulados e premeia as suas actitudes positivas. Verás os benefícios!
     
  3. As crianças fazem o que vêm, não o que se lhes diz
    Dizer ao teu filho frases de motivação para superar o stress infantil é inútil se não predicas com o exemplo. Recorda que és um espelho no que o teu filho se vê.
     
  4. O êxito é sinónimo de esforço
    Nada é grátis nesta vida. Aprender a esforçar-se para alcançar objetivos é vital. Por exemplo, para aprender a atar os atacadores ou preparar a mochila escolar.
     
  5. Deixar que erre e aprenda dos seus erros
    A próxima vez será melhor de certeza.
     
  6. Praticar o pensamento positivo
    Transforma situações que lhe sejam complicadas em oportunidades para obter benefícios.
     
  7. Os benefícios ser constante
    Se o teu filho se esforça uma e outra vez em enfrentar as suas dificuldades, aprenderá a controlar o stress infantil e alcançará as suas metas.
     
  8. Os benefícios da reflexão
    Ensinar a identificar as situações que o levaram a sofrer de stress infantil, a descobrir as mesma por ele mesmo. Pode aprender a identificar o problema, encontrará a solução.
     
  9. Aprender a identificar prioridades
    Através do jogo ensiná-los a priorizar. Por exemplo, faz com que veja que deve terminar os deveres antes de ver a televisão.
     
  10. Reconhecer os seus esforços
    Um abraço, um beijo ou um parabéns são gestos que reforçam a sua autoestima e o ajudam a superar o stress infantil.
     
  11. Aprender a tropeçar e levantar-se sozinho
    Não evites a queda ao menos que vejas perigo.
     
  12. Fazer com que assuma responsabilidades em casa
    Desde pequeno e em função das suas capacidades, podem assumir responsabilidades em casa. Cada vez será melhor.

 

Os erros estão permitidos em Kumon: o aluno sabe aprender tanto dos acertos como dos falhos que tiverem ao resolver um caderno, sempre com a orientação de um orientador. Não são motivos de frustração nem de stress infantil.

A nossa equipo de orientadores oferece uma atenção individualizada e adapta-se ao ritmo de cada aluno, ajuda-o na sua evolução e favorece o desenvolvimento de todas as suas capacidades de forma autónoma.

Se quiseres conhecer os benefícios que o método Kumon pode dar ao teu filho, contacta com o teu centro Kumon mais próximo.