Educação

Chaves para fomentar nos nossos filhos a motivação por aprender

Out 2022
A motivação por aprender não aparece, contrói-se.
A motivação por aprender não aparece, contrói-se.

Uma das principais preocupações como pais é que os nossos filhos tenham sucessos durante o ano escolar e, para o conseguir, um dos principais factores é ajudá-los a manter a sua motivação para aprender. Não é uma tarefa fácil, mas neste artigo o pedagogo Miguel Ángel González dá-nos algumas chaves para a realizar.

Vamos deixar de usar a motivação como uma desculpa

A razão para fazer algo não pode ser uma recompensa ou um castigo. Se trabalharmos na motivação intrínseca, seremos capazes de manter a motivação dos nossos filhos para aprender.

Embora o educador seja o responsável final, como pais também podemos colaborar

A educação é um projecto educativo a longo prazo. Durante a sua fase académica, as crianças evoluem e, por esta razão, as estratégias devem também mudar, a fim de manterem a sua motivação para aprenderem activamente de acordo com os seus interesses. Devemos ter em conta as recomendações dos professores dos nossos filhos e seguir essa linha de acção. Mesmo assim, não podemos reproduzir constantemente o mesmo modelo de motivação porque não é uma receita: a motivação para aprender varia de acordo com a evolução, gostos e interesses das crianças.

A motivação não é mágica, é trabalhada em

"A motivação é a energia que colocamos em jogo para passar do estado actual para o estado desejado até alcançarmos o objectivo que foi estabelecido", diz Miguel Ángel González. Podemos activar esta energia em casa, estabelecendo objectivos e despertando nos nossos filhos o desejo de os alcançar. Embora este desejo possa vir de muitos caminhos, se queremos que os nossos filhos alcancem os seus objectivos, temos de evitar estes seis erros:

1. Valorização dos resultados em vez de esforço

É desmotivante que os nossos filhos se preocupem com os resultados dos exames e não valorizem o esforço ou o processo que os levou a obter uma determinada nota. Se valorizarmos o processo como um todo, os resultados virão; por outro lado, se não houver esforço no processo de aprendizagem, os resultados, se os houver, virão por mera sorte.

2. Perguntando se eles sabem ou não

Evite concentrar-se apenas em saber se os nossos filhos aprenderam ou não a lição e dê importância ao desenvolvimento da atitude de desempenhar correctamente a tarefa e da capacidade que desenvolveram para a realizar.

3. Não se concentrar num objectivo específico

É importante concentrar a energia dos nossos filhos numa direcção específica. Se não o fizerem, podem perder a sua motivação para aprender e, consequentemente, perder-se pelo caminho.

4. Ter uma visão a longo prazo

Um passo de cada vez faz o caminho, e o mesmo é verdade no processo educativo: devemos concentrar a nossa atenção na consecução de objectivos a curto prazo, nas metas que nos são mais próximas.

5. Não ter em conta a dificuldade da tarefa

A aprendizagem é sempre um desafio, mas para que os nossos filhos o consigam, temos de lhes colocar desafios adequados; desta forma, encorajaremos a sua motivação para aprender e evitaremos que fiquem frustrados. É muito importante estabelecer objectivos adequados às suas capacidades, tendo em conta os recursos de aprendizagem de que dispõem.

6. Impor, em vez de integrar

Muitas vezes impomos aos nossos filhos processos que são fáceis para nós, sem ter em conta a dificuldade que podem ter para eles ou se têm outra forma de alcançar esse objectivo. Devemos envolver os nossos filhos na formulação do objectivo, para que se sintam valorizados e motivados para o alcançar.


Aqui estão também algumas dicas sobre como despertar e manter a motivação das nossas crianças para aprender.

1. Evite os erros já mencionados.

2. Interessar-se pelo seu progresso académico: gerar uma cadeia de valor na qual, se os pais mostrarem interesse no desempenho académico dos seus filhos, estes se sentirão apoiados e envolvidos.

3. Conhecer os seus gostos e preferências: saber o que os nossos filhos gostam, o que os motiva e o que os ajudará a alcançar os seus objectivos.

4. Lembre-se que não nos estão a ouvir, estão a observar-nos: devemos dar o exemplo, porque, se virem que cumprimos os nossos objectivos diários, verão que tudo o que lhes dizemos funciona e não lhes faltará motivação para aprender e esforçar-se por atingir os seus objectivos, tal como nós o fazemos.

5. Não falte ao "Parabéns!": os elogios nunca são supérfluos, mas uma fonte constante de motivação.

6. Ensiná-los a fazer coisas por si próprios: não nos devemos tornar “pais helicópteros”, absolutamente conscientes de tudo o que os nossos filhos fazem, mas devemos guiá-los quando têm dúvidas sem fazer todas as coisas por eles; como eles conseguem fazer coisas por si próprios, a sua motivação para aprender, o seu sentido de responsabilidade, a sua auto-estima e confiança nas suas capacidades aumentarão.

7. Envolva-os na realização dos seus objectivos: é bom mostrar-lhes que, por mais pequenos ou grandes que sejam, todos os seus objectivos são igualmente importantes e que podem contar connosco para os guiarmos na sua realização, deixando-os sempre ser os protagonistas dos seus processos.


A motivação intrínseca desempenha assim um papel muito importante no processo de aprendizagem, tal como a motivação externa. Na vida quotidiana e na escola, como parte do processo de educação formal ou extra-escolar e aprendizagem de línguas, o passo fundamental é estabelecer objectivos realistas para a aquisição das competências necessárias. Desta forma, ensina-se aos alunos que a aprendizagem é vitalícia, ou seja, que existe uma aprendizagem baseada em competências que é avaliada nas escolas e que existem também outras actividades de aprendizagem, tais como a aquisição de competências para a vida, que estão sujeitas a outros tipos de motivação.

Manter a motivação na aprendizagem é um dos principais pilares do Método Kumon.