Infantil

Oito jogos divertidos para festas infantis

Ago 2019
Jogos divertidos para festas infantis.
Jogos divertidos para festas infantis.

Muitas vezes, quando organizamos a festa de aniversário dos nossos filhos, preocupamo-nos mais pelo lanche para toda as crianças que por realizar jogos divertidos para entretê-los durante a festa. É verdade que a festa de aniversário é o momento ideal para estrear os novos jogos que receberam, mas convém ter algumas ideias de jogos fáceis para crianças e conseguir que disfrutem com actividades novas para eles.

Neste artigo propomos 8 jogos divertidos para festas infantis.

A múmia é um desses jogos divertidos ao que se pode jogar quando estão a chegar os convidados. Tapa-se uma das crianças com uma venda (podemos usar um rolo de papel higiénico) e o seguinte convidado quando chegar a casa tem que adivinhar quem é. Se acertar, disfraçamo-lo em seu lugar e seguiremos o jogo até que tenham chegado todas as crianças. Se não queremos gastar muito papel, podemos ocultar só a cara da múmia, deixando um espaço para os olhos.

Nas festas para crianças de 4 a 8 anos, aproximadamente, podemos jogar aos añoes e gigantes. O adulto diz añoes e as crianças têm que colocar-se de cócoras. Ao dizer «gigantes», terão que pôr-se de pé. Há que ir jogando com as palavras cada vez mais rápido, ou mais devagar, para que as crianças se mexam. No caso de se enganarem, podem desclassificar ou ajudá-los a aprender os erros.

A sapatilha por trás é um dos jogos mais divertidos de sempre para festas infantis. Todas as crianças têm de estar sentadas em roda e um, com a sapatilha na mão, começa a dar voltas ao círculo cantando a ção: «A sapatilha por trás, tris tras, nem a vês nem a verás, tris tras. Olhem para cima, que caem favas; olhem para baixo, que caem feijões. ¡A dormir, a dormir, que vêm os Reis Magos!».

Ao terminar a canção, os que estão na roda fecham os olhos e contam até dez. Enquanto, o que a tem deve deixar a sapatilha atrás de algum dos jogadores sentados sem que ninguém o veja ou note. Ao chegar a dez, os jogadores sentados olham atrás deles e o que encontra a sapatilha, apanha-a e corre atrás do que a levava. Se o apanhar antes de dar três voltas e lhe der com a sapatilha, o apanhado fica novamente com ela; se não o apanhar, o que leva a sapatilha será o que fica com ela no turno seguinte.

Outros jogos fáceis para crianças é desenhar ao acaso, seguro que se divertem muito. Com os olhos vendados, as crianças hão-de estar sentadas à mesa (melhor com uma toalha de papel), com um papel e um lápis. O adulto nomeará alguns objetos, e as crianças deverão desenhá-los. Quando retirarem as vendas, seguramente será divertido comparar os desenhos.

Seguramente que as crianças gostam de jogar ao procurar o extraterrestre, uma variante da gymkhana de toda a vida. Ao princípio da festa, avisamos as crianças que um extraterrestre levou algo da casa (podemos mencionar um tesouro, o bolo de aniversário ou uma prenda para cada um deles) e podemos mostrar as pegadas que ele deixou em algum lugar da casa. Vamos dando pistas e no final poderão encontrar o tesouro escondido.

Caçar objetos é um desses jogos divertidos que nunca falham. Enchemos uma caixa com objectos de diferentes formas e cores: copos de plástico, tampas, esferográficas, peluches...Devem haver tanto objectos como convidados à festa menos um. Pomos música para que as crianças bailem, e quando de repente parem todos, têm de correr até à caixa e retirar um objecto. A criança que não consiga ficará eliminada. Retiramos um objecto da caixa e repetimos. Assim até que fiquem uma ou duas crianças e damos-lhes o prémio final.

Num aniversario também podemos propor  jogos de letras para crianças ou jogos para aprender o vocabulário. Para jogar à caixa das palavras, sentamos todas as crianças no chão e uma delas começa por dizer “tenho uma Caixa que tem dentro um”... balão por exemplo. O seguinte tem de repetir a mesma frase, mas dizendo um objecto que comece com a letra seguinte do abecedário sem repetir palavras já ditas. Propomos um tempo máximo, de 30 segundos e, se nesse tempo não se disse nem uma palavra, desclassifica-se a criança e seguimos para a ronda seguinte. Ganha o último jogador sem falhar.

A Caixa das palavras tem variantes, como limitar a frutas (sem necessidade de seguir a ordem alfabética, para as crianças mais pequenas) ou repetindo a série completa de palavras ditas nessa ronda (para crianças mais velhas). É um dos muitos jogos para aprender palavras que podemos usar com crianças.

Em festas para crianças de entre 2 a 5 anos, aproximadamente, podemos jogar a aprender os números até 10 em inglês tocando palmas. Para isso, colocamos as crianças em círculo. O adulto coloca-se no centro e ensina os números em inglês ás crianças tocando várias vezes as palmas. Por exemplo, diz: «One», toca uma palma e espera a que as crianças repitam «One» tocando uma palma. Logo o adulto diz: «Two», e toca duas palmas, e assim até 10. Repete-se a sequência em ordem várias vezes e depois de forma aleatória. Ganha o último jogador em falhar.

Os jogos fáceis para crianças em inglês permitem à criança aprender sem dar conta. O inglês pode adquirir-se facilmente em idades pequenas. Nos nossos centros, podemos contar-te como trabalhamos com os mais pequenos com Kumon English.

Se, além destes jogos divertidos, procuras amenizar as festas dos teus filhos com manualidades cada criança poderá levar a sua casa o que já tinha preparado.