Infantil

Cinco manualidades de inverno para dias de chuva

Set 2019
Divertidas manualidades de inverno
Divertidas manualidades de inverno.

Aproximamo-nos aos meses frios do ano, em que é mais complicado entreter as crianças dentro de casa quando está mau tempo. Muitos pais resolvem o problema esses dias levando os seus filhos a algum centro comercial ou de ócio, mas há opções para desfrutar da companhia dos pequenos em casa quando o clima rigoroso impede que saiam, como fazer manualidades de inverno como prémio depois de ter realizado as suas folhas de estudo. Propomos que faças uma lista de 5 manualidades de inverno seleccionadas pelos nossos orientadores Kumon.

Pau de chuva

Aproveitando que fora está a chover, podes falar com os teus filhos do clima e do ciclo da água, assim como da musicalidade dos sons da natureza. Para demostrar isto, podeis fabricar um pau de chuva. Para isso necessitam um cartão de papel de cozinha, uns pregos, um pouco de arroz, cartolina, cola, fita isoladora e papel de cor ou de embrulho.

O primeiro passo é atravessar o tubo de cartão com os pregos tentando que não saiam pelo outro extremo. É melhor que isto o façaas tu mesmo. Se não queres trabalhar com pregos, podes usar palitos de madeira e depois cortar o que sobra com um corta unhas. O truque é que os pregos ou palitos esejamn a uns 2 centímetros de distância uns dos outros e se cruzem. Depois, pega na fita isoladora pelo exterior do tubo pela altura dos pregos para assegurar-nos.

A continuação, há que tapar um dos extremos com a cartolina e colar bem com a cola. Também podem tetar usar tampões de plástico em vez de cartolina. Por uma ponta que aberta, introduz o arroz. Se tens dois filhos, podeis encher um segundo tubo com feijões ou outros objetos para procurar um som diferente.

O seguinte passo é tapar o extremo aberto da mesma maneira que o primeiro.

Por último chega o mais divertido: deixa que os teus filhos o enfeitem com o papel de embrulho ou com diferentes cores de pintura!

Cogumelos de cartão

Neste vídeo poderás ver como se fazem uns divertidos cogumelos de cartão. É uma manualidade de inverno muito completa para crianças. Com ela poderão desenvolver a  sua creatividade; por exemplo, procurando outros materiais diferentes das bandejas para a fruta, como caixas de ovos de cartão.

Maracas

Com umas garrafas de plástico cheias com pedrinhas, arroz, lentilhas ou feijões podem fazer umas maracas que os teus filhos poderão pintar a seu gosto. Recorda que, para que produzam um som limpo, não deve introduzir muito recheio. Devem fechar com as próprias tampas. Não é necessário cravar um pau.

Balões cheios de farinha

Neste vi­deo ensinam como fazer balões anti-stresse ou balões cheios de farinha que te podem servir para falar de emoções com os teus filhos como se explica adiante.
Ovelha com algodão
O primeiro passo é cortar o corpo e a cabeça do animal em cartolina. A continuação, temos que pegar uma a uma as bolitas de algodão. Depois pintaremos a cara e colamos ao corpo. Depois, com umas molas de roupa fazem as patas.

Se necessitas mais ideias, podes visitar este post, onde já publicamos manualidades para desfrutar do tempo livre com os teus filhos, mas ainda tens uma última opção para estes fines de semana de invierno. Ainda que não seja uma manualidade, é uma actividade perfeita para di­as de chuva.

Festival de cinema

Ainda que as crianças possam ver um filme sempre que queiram, podemos ir mais além se na rua estiver a chover ou fizer frio. Com pipocas, as luzes apagadas e as almofadas do sofá no chão podes improvisar um festival de cinema na tua própria sala. No final do filme os teus filhos podem classificar argumentando com o que mais ou menos gostaram no mesmo.