Matemática

Matemática prática: como usar a matemática no dia a dia com os teus filhos

Set 2019
Divertidos exercícios de matemática práctica.
Divertidos exercícios de matemática práctica.

Alguma vez os teus filhos te preguntaram porque têm que aprender álgebra, geometria ou inclusivamente aritmética básica? A resposta é fácil: A matemática prática são uma das muitas competências que as pessoas utilizam cada dia em todo o mundo, seja para calcular os ganhos que devem na sua conta de poupança durante um periodo de tempo, para adaptar as porções de uma receita ao número de comensais ou para difinir a hora.

Aqui vão quatro exemplos de como tu e os teus filhos podeis aplicar exercicios de matemática prática na vossa vida diária.

  • Os teus filhos têm que levar madalenas para os 24 alunos da sua sala.

Se a receita nos dá para uma dezena de madalenas, mas os teus filhos têm que fazer duas, têm que aplicar a sua competência matemática em álgebra e adaptá-la para que ninguém fique sem madalenas. Neste caso, devem duplicar a quantidade de cada ingrediente: por exemplo, três taças e meia de farinha em vez de uma e três quartos, e duas colheres de levedura em vez de apenas uma. A próxima vez que os teus filhos tenham que fazer madalenas ou bolachas, tenta dar-lhes uma receita na que tenham que duplicar ou dividir pela metade as quantidades para fazer mais ou menos unidades.

  • Os teus querem saber quanto falta até a hora de jogar

Se os teus filhos quiserem saber quanto falta até a hora de jogar, têm que aplicar a sua competência matemática. Neste sentido, a habilidade de dizer a hora é um método para introduzir os teus filhos ás fracções, ao mesmo tempo que praticam a sua capacidade para somar e subtrair. A próxima vez que os teus filhos quiserem saber quanto falta até a hora de jantar ou de jogar, ajuda-os a practicar a sua capacidade matemática dizendo-lhes que hora é nesse momenjto e a hora a que está previsto que comece essa actividade.

  • A tua família compra roupa ou material novo para o colégio

A maioria das lojas anuncia ofertas com saldos de 20% ou de 30% respeito ao preço que marcam determinados artigos. Para saber o preço real que a tua família pagará por eles, pede-lhes que te ajudem a calcular a resposta e assim praticaram a sua capacidade matemática. A próxima vez que lhes compres roupa convida-os a calcular quanto custa uma prenda com um 20%, um 30% ou inclusivamente um 50% de desconto e ajudá-los a praticar.

  • O teus filhos abrem uma conta poupança

Uma das principais funções de cálculo é a de ajudar a medir as mudanças que experimentam ao longo do tempo duas ou mais variáveis. Como tal, uma aplicação de exercicios de matemática prática consiste em calcular quanto ganham os teus filhos em seis meses se abrirem uma conta poupança com 100€ com uma taxa de juros de 2%. Utilizando a equação CF = CI (1 + i)t, onde, para alcançar «CF», «CI» é igual à quantidade que ingressem ao abrir a conta, «i» é o tipo de taxa e «t» equivale a 6 meses, calculam uma taxa de 12,62€. A próxima vez que os teus filhos queiram destinar a mesada a um novo brinquedo ou videojogo, tenta a explicar-lhes que poupar pode ajudá-los num futuro.

Se te ocorre alguma outra situação da vida real na que os teus filhos e tu utilizem a matemática prática? Nós temos muitas. Contamos-te nos centros Kumon, enquanto desenvolvemos ao máximo o potencial de aprendizagem dos teus filhos.