Oito benefícios dos origamis para crianças
O origami é originário do Japão, como o método Kumon, e, além de ser entretido, tem uma série de benefícios para as crianças que vão desde a estimulação da criatividade à coordenação visual-manual até a melhora da comprensão matemática através da geometria.
O origami, é o conjunto de técnicas que permitem realizar figuras em papel dobrando-o, sem realizar cortes nem usar cola. O origami é originário do Japão, como o método Kumon, e, além de ser estimulante, tem uma série de benefícios para as crianças que vão desde a estimulação da criatividade à coordenação visual-manual até a melhora da compreensão matemática através da geometria.
Origami significa, literalmente, 'dobrar papel' e nos seus inícios tratava-se de um passatempo reservado só aos nobres e aos ricos devido ao alto custo do papel.
Ensinando figuras de papel simples aos nossos filhos, desenvolvemos neles essas habilidades artísticas. Realizar actividades manuais acelera o processo de maturidade do cérebro nos bebés, já que a coordinação exige o uso de ambos hemisférios cerebrais; é um trabalho activo da nossa capacidade, igual que ao da escrita à mão.
Vamos a ver uma lista detalhada dos benefícios do origami para as crianças.
- Incentiva a imaginação, já que a criança pode fazer os seus próprios desenhos de origami para criar novas figuras. Potencia a capacidade de visualizar e imaginar.
- Desenvolve a destreza manual e a coordenação das mãos com os olhos. Para criar uma figura perfeita, há que realizar os desdobramentos com cuidado e precisão. Por isso mesmo, também melhora a atenção.
- Desenvolve a paciência e a constância. A criança aprende que é possível necessitar várias tentativas antes que a figura de origami fique bem. Conseguirá aprender dos erros, algo que lhe vai ser muito útil.
- Melhora a memória, já que tem que contar quantos desdobramentos fez e quantos ainda tem que fazer.
- Desenvolve a concentração visual e mental ao estar centrado em conseguir a figura de origami.
- Ajuda a compreender conceitos espaciais, como frente, atrás, encima ou abaixo.
- Reforça a auto-estima. Da mesma forma que trabalhando os materiais Kumon, cada acerto é um êxito que motiva a criança a seguir tentando e aprendendo.
- Relaxa as crianças, pois faz esquecer possíveis situações de stress ou temores que possam ter num momento determinado. É um bom passatempo.
O origami também tem uma relação muito directa com a matemática. Os desdobramentos em papel são operações de simetria e geometria, e há inclusivamente estudos publicados sobre como resolver equações de terceiro grau através dos Origamis, dobrando papel. Há teoremas e hipóteses inclusivamente específicas para os origamis, como o teorema de Maekawas e o teorema de Kawasi. Podes ler mais na Wikipedia. Sabes fazer figuras de origami? O barco de papel ou o laço? Podes contar tudo isso na rede social.