Educação

O teu filho pratica a resiliência?

Out 2019
O teu filho pratica a resiliência?
Na Kumon ensinamos a aprender por si mesmo.

Albert Einstein dizia: «Não é que eu seja mais inteligente; é que me enfrentei aos problemas durante mais tempo».

A resiliência é a capacidade que temos para superar situações adversas e utilizar estas experiências de forma positiva para crescer e desenvolver ao máximo o nosso potencial.

Com o método Kumon, ensinamos a aprender por si mesmo. A cultura de esforço ajuda os nossos alunos a desenvolver a sua capacidade de resiliência e o seu potencial de aprendizagem e, como consequência, a dominar as matérias escolares.

Na Kumon educamos a capacidade de resiliência da seguinte maneira:

1. «Acredito em ti»
Olhamos com empatia cada um dos nossos alunos. Olhar com empatia é dizer com o olhar: «Estou aqui para apoiar-te e não há problema se cometeres erros». Estes olhares vão acompanhados das frases como «Tu consegues!», «ou conseguiste!», «és um campeão!», «vamos ao seguinte objectivo!». Desta forma, ajudamos a acreditar em si e a desenvolver a resiliência e a sua capacidade de aprendizagem.

2. Aprender por ele próprio
Aprender por ele próprio é a chave do êxito. Os nossos orientadores ensinam as crianças a ver os erros como oportunidades de aprendizagem. Desta forma alimentam a sua capacidade de resiliência e, por sua vez, orientam diariamente para que aprendam a ser autodidactas de maneira gradual e se tornem protagonistas da sua aprendizagem.

3. Não romper a rotina
Para ajudar os nossos filhos a ser responsáveis desde pequenos, é importante marcar rotinas de aprendizagem. Os Nossos alunos assistem ao seu centro Kumon dois dias por semana e dedicam 30 minutos diários em casa para resolver os exercícios.

A nossa recomendação para não romper a rotina é esta:

  • Criar um espaço adequado onde possam trabalhar todos os dias.
  • Estar pendente de que não se detenham até terminar os exercícios.
  • Marcar as horas de início e fim, e registar os erros para que possam corregi-los de imediato e aprender deles.
  •  Isto ajuda a desenvolver a capacidade de resiliência. São só 30 minutos diários, há ainda muito tempo para brincar!

4. Cultura de esforço e resiliência: nada de frustrações!

Como dissemos antes, ensinamos aos nossos alunos a ver os erros de forma positiva porque lhes dá uma oportunidade de superá-los e aprender deles, e essa é uma característica muito importante da resiliência. Para ter êxito na vida, há que criar retos e esforçar-se para superá-os e, por isso, nós levamos a uma cultura de esforço aplicada a superar retos de aprendizagem.

5. Os «momentos woww» são emocionantes
Manter uma actitude positiva, desfrutar dos pequenos detalhes e não perder a capacidade de emocionar-se na vida é a essência da resiliência. Em Kumon, os nossos alunos experimentam essa extraordinária sensação quando descobrem as respostas seguindo as pistas do material didáctico e as sugerências do orientador. Esse momento de descobrimento que gera confiança na sua capacidade chama-se carinhosamente «momento wow».

Aprender por si a manter uma actitude positiva perante a aprendizagem ajuda a desenvolver a capacidade de resiliência. Estas qualidades, por sua vez, impulsionam os nossos alunos a superar os seus retos educativos e a desenvolver o autodidactismo, que é a chave para aprender sem limites.

Queres que o teu filho desenvolva todo o seu potencial de aprendizagem e seja uma pessoa com uma alta capacidade de resiliência? Contacta com o teu centro Kumon e experimenta 15 dias grátis sem compromisso em Kumon Matemática e Kumon English.